Separamos algumas perguntas para avaliar a otimização SEO do seu site, é bem rápido.
1
Página de entrada
Alguns sites utilizam uma página (chamada "splash") como a primeira página a ser exibida ao visitante, e geralmente contém somente uma animação em flash, uma imagem, foto ou vídeo, direcionando o visitante somente depois para a home do site. Isto é um erro grave, pois atrapalha completamente a indexação de seu site pelos mecanismos de busca.
O site está livre de “páginas de entrada”? Sim Não
2
Robots.txt
Quando mecanismos de busca lêem seu site, eles precisam saber aonde ir e aonde não ir dentro do site. E eles fazem isso lendo um simples arquivo chamado "robots.txt", que deve estar na raiz so site. Para saber se você têm este arquivo acesse seu o site e adicione o nome “robots.txt" no final da url (Ex: www.sitedesejado.com/robots.txt).
O site têm um arquivo "robost.txt”? Sim Não
3
Mapa do Site
Normalmente, todas as páginas de seu site devem estar acessíveis aos mecanismos de busca. O jeito mais fácil de permitir essa acessibilidade é criando uma página chamada "mapa do site" aonde você lista todas as páginas de seu site com um link para cada.
O site têm uma página “mapa do site”? Sim Não
4
Meta Tag "description”
No Brasil, meta tags como a "description" ainda têm peso relevante em seu SEO. O detalhe é que cada página deve e precisa conter uma descrição exclusiva.
Cada página possue sua descrição individual? Sim Não
5
Meta Tag <H>
Se você precisasse resumir todo o assunto de sua página em até 10 palavras, como ficaria? Esta resumo deve ser seu cabeçalho de cada página, que ficam entre as tags "<H1>" e "</H1>". Utilize nossa ferramenta online para visualizar o código HTML da página desejada, e verifique a presença das tags "<h1>".
O site já possui as tags <H1>? Sim Não
6
Links de entrada
Os links que apontam para seu site são muito importantes para seu SEO. Você pode descobrir quantos e de onde vêm os links que estão atualmente apontando para seu site, se você for ao site do Google e digitar "www.seusite.com.br". Se ao invés de uma lista aparecer o aviso “Sua pesquisa não encontrou nenhum documento correspondente”, então você têm 0 links.
O site possui links apontando para ele? Sim Não
7
Títulos Duplicados
Cada página de seu site tem um título (aquelas letras brancas lá em cima na barra azul do seu navegador). Cada título de cada página deve ser único, pois cada página trata de um assunto diferente. Usar o mesmo título em mais de uma página prejudica seu SEO. Digite " www.seusite.com.br" no Google e veja uma lista de todos os títulos indexados em seu site.
Cada página tem um título único/não repetido? Sim Não
8
Múltiplos domínios
Se seu site possui mais de um dominio (.com.br/.com/.net/.org/etc), você vai precisar escolher somente um e publicar seu site somente naquele domínio. Ter vários domínios com o mesmo conteúdo é interpretado como conteúdo duplicado - péssimo para seu SEO. Neste caso, todos os outros dominios devem re-direcionar o visitante para o domínio escolhido como principal.
O visitante está sendo redirecionado nos domínios? Sim Não
9
Posição no Google
Existem diversos fatores que influenciam no seu posicionamento no Google, como os que você checou até aqui, além de outros, como nível técnico da concorrência, popularidade de seu site, volume de procura, etc. Vejamos agora qual sua posição no Google atualmente para seu produto ou serviço principal. Ex: ”motores industriais”, “cercas eletrônicas” ou “casas na praia”.
Você apareceu nas primeiras duas páginas? Sim Não
10
URLs amigáveis
Alguns sites e CMS (gerênciadores de conteúdo) utilizam páginas "dinâmicas” nao amigáveis que podem dificultar muito o trabalho dos buscadores e muitos desistem de indexar o site. Para saber se o site usa urls amigáveis basta olhar para os links na barra de status de seu navegador e procure por palavras que evidenciem o conteúdo, e não apenas sinais ou caracteres como "?" ou "%". (Ex errado:"www.seusite.com.br?sid=125").
O site está livre de “URLs dinâmicas não amigáveis”? Sim Não
O SEO de seu site está
BOM
Comprometido
Ruim
Caso o resultado seja Comprometido ou Grave o seu site corre sério risco.