Definição de e-mail marketingE-mail marketing é a utilização do envio de e-mails como meio para realização de marketing direto. O e-mail marketing é um meio muito importante de comunicação no relacionamento da empresa com seus cliente em potencial, segundo um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail, isso nos dá uma dimensão do tamanho da importância e retorno que campanhas de e-mail marketing podem ter. Utilizações do e-mail marketing - divulgação ou oferta de produtos e serviços
- divulgação de promoções
- divulgação de eventos
- agradecimentos
- campanhas de fidelização de clientes
- pesquisas de opinião e/ou satisfação
- mensagens sazonais (como cartões de natal por exemplo)
- envio de periódicos
- envio de circulares e comunicados diversos
- divulgação de notícias
Benefícios do e-mail marketingO e-mail marketing confere uma série de benefécios na comunicação empresa-cliente. Cconfere um meio fácil e barato de contato com todos os clientes de uma maneira menos invasiva. Ativa a interação do cliente com a empresa, quando o cliente desejar responder a mensagem. É possível segmentar mensagens a grupos específicos de clientes conforme as características específicas, por exemplo mensagens específicas e direcionadas por sexo, faixa etária, localização geográfica e etc. Acompanhamento dos resultados da campanha através de mensuração no recebimento das mensagens, para permanente otimização das campanhas. Mensuração dos resultados do e-mail marketingTão importante quanto enviar a campanha, é conhecer os resultados, mensurar campanhas para ter dados palpáveis que gerem conhecimento para ser utilizado nas campanhas seguintes, otimizando cada vez mais o processo de e-mail marketing, e dessa forma conseguindo cada vez mais sucesso. A mensuração passa por indicativos como: quantidade de pessoas que receberam o e-mail, quais links foram clicados, que tópico seguiu, quantidade de opt-outs, quem reenviou a campanha para algum conhecido e etc. Enfim a mensuração dos resultados é vital para fornecer indicadores que permitam uma análise de cada campanha para melhorar as futuras campanhas. Ética, Opt-in e Opt-outExistem principios éticos para a realização de campanhas, o cliente tem que ser capaz de entrar ou sair das listas de e-mail marketing, ele tem que ter o poder de optar em receber ou não as mensagens. É inerente ao e-mail marketing o consentimento do cliente em receber as mensagens de e-mail marketing, esse consentimento é usualmente chamado de opt-in. O consentimento (opt-in) pode ser explícito, quando a opção vem do próprio cliente, ou implícito, quando a permissão é resultado de uma relação entre as partes, por exemplo clientes assíduos da empresa. Para não ser caracterizado como spam, em cada mensagem tem que existir um meio para o cliente optar por não receber mais mensagens (opt-out), normalmente as intruções para realizar o opt-out são colocadas na parte inferior do e-mail. Alguns exemplos de campanhas pela MID2: ^ Exemplo de campanha para divulgação de eventos
^ Exemplo de campanha sazonal ( natalina no caso)
^ Exemplo de campanha orientada a venda direta de produtos
Como podemos ajudarFornecemos consultoria completa ao processo de envio de campanhas de e-mail marketing, formulação de estratégias, design dos e-mails, envio, captação e análise da mensuração, software para opt-in e opt-out, software para envio inteligente, preparação do banco de dados e etc. Enfim, podemos fornecer tudo que for necessário para que sua empresa alcance o sucesso nas suas campanhas de e-mail markteting, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar. |