O Google Apps ajuda sua empresa, sem custo ! Saiba como !!!

----------- 2130 ---------------

E-mail marketing
 

Definição de e-mail marketing

E-mail marketing é a utilização do envio de e-mails como meio para realização de marketing direto.

O e-mail marketing é um meio muito importante de comunicação no relacionamento da empresa com seus cliente em potencial, segundo um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail, isso nos dá uma dimensão do tamanho da importância e retorno que campanhas de e-mail marketing podem ter.

Utilizações do e-mail marketing

  • divulgação ou oferta de produtos e serviços
  • divulgação de promoções
  • divulgação de eventos
  • agradecimentos
  • campanhas de fidelização de clientes
  • pesquisas de opinião e/ou satisfação
  • mensagens sazonais (como cartões de natal por exemplo)
  • envio de periódicos
  • envio de circulares e comunicados diversos
  • divulgação de notícias

Benefícios do e-mail marketing

O e-mail marketing confere uma série de benefécios na comunicação empresa-cliente.

Cconfere um meio fácil e barato de contato com todos os clientes de uma maneira menos invasiva.

Ativa a interação do cliente com a empresa, quando o cliente desejar responder a mensagem.

É possível segmentar mensagens a grupos específicos de clientes conforme as características específicas, por exemplo mensagens específicas e direcionadas por sexo, faixa etária, localização geográfica e etc.

Acompanhamento dos resultados da campanha através de mensuração no recebimento das mensagens, para permanente otimização das campanhas.

Mensuração dos resultados do e-mail marketing

Tão importante quanto enviar a campanha, é conhecer os resultados, mensurar campanhas para ter dados palpáveis que gerem conhecimento para ser utilizado nas campanhas seguintes, otimizando cada vez mais o processo de e-mail marketing, e dessa forma conseguindo cada vez mais sucesso.

A mensuração passa por indicativos como: quantidade de pessoas que receberam o e-mail, quais links foram clicados, que tópico seguiu, quantidade de opt-outs, quem reenviou a campanha para algum conhecido e etc.

Enfim a mensuração dos resultados é vital para fornecer indicadores que permitam uma análise de cada campanha para melhorar as futuras campanhas.

Ética, Opt-in e Opt-out

Existem principios éticos para a realização de campanhas, o cliente tem que ser capaz de entrar ou sair das listas de e-mail marketing, ele tem que ter o poder de optar em receber ou não as mensagens.

É inerente ao e-mail marketing o consentimento do cliente em receber as mensagens de e-mail marketing, esse consentimento é usualmente chamado de opt-in.

O consentimento (opt-in) pode ser explícito, quando a opção vem do próprio cliente, ou implícito, quando a permissão é resultado de uma relação entre as partes, por exemplo clientes assíduos da empresa.

Para não ser caracterizado como spam, em cada mensagem tem que existir um meio para o cliente optar por não receber mais mensagens (opt-out), normalmente as intruções para realizar o opt-out são colocadas na parte inferior do e-mail.  

Alguns exemplos de campanhas pela MID2


^  Exemplo de campanha para divulgação de eventos


^  Exemplo de campanha sazonal ( natalina no caso) 


^ Exemplo de campanha orientada a venda direta de produtos 

 

Como podemos ajudar

Fornecemos consultoria completa ao processo de envio de campanhas de e-mail marketing, formulação de estratégias, design dos e-mails, envio, captação e análise da mensuração, software para opt-in e opt-out, software para envio inteligente, preparação do banco de dados e etc.

Enfim, podemos fornecer tudo que for necessário para que sua empresa alcance o sucesso nas suas campanhas de e-mail markteting, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar. 

 

 nosso e-mail
var gaJsHost=(("https:"==document.location.protocol)?"https://ssl.":"http://www.");document.write(unescape("%3Cscript src='"+gaJsHost+"google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E")); ;"