Desenvolva uma intranet e Informatize sua empresa !

----------- 2130 ---------------

SEO - Otimização de sites para mecanismos de pesquisa (como google por exemplo)
 

O que é otimização de sites

Otimização de sites para mecanismos de busca são técnicas e estratégias que possibilitam aos sites de busca ( como google, yahoo, bing e etc ) entender e indexar de maneira melhor todo o conteúdo de seu site.

O objetivo de otimizar um site é potencializar e melhorar o posicionamento nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos site de busca. O termo SEO amplamente utlizado vêm do inglês, Search Engine Optimization, e numa tradução direta seria Otimização para Motores de Busca, se refere tanto as técnicas empregadas quanto as empresas de consultoria da área de otimização de sites.

SEO são por natureza técnicas sem garantias de resultados, é visível e mensurável os resultados e aumento de visitas, porém ninguém pode garantir uma posição específica em nenhuma busca de nenhum site, por exemplo, ninguém pode garantir que seu site estará na primeira posição do google, apenas o próprio google poderia garantir, coisa que não fazem, portanto não existe garantia de posições específicas, apenas a garantia de que irá potencializar.

Alguns sites respondem melhor a otimização do que outros, isso depende de uma série de fatores relacionados principalmente a estrutura e conteúdo do site.

Não basta conhecimento técnico para fazer uma otimização bem feita, é necessário ter experiência nessas técnicas, pois antes de aplicar a otimização ao site é necessário traçar a estratégia a ser utilizada.

Benefícios de otimizar um site:

Através da otimização conseguimos em primeiro momento indexar todo o conteúdo do site, para que os motores de busca encontrem facilmente as palavras procuradas, em segunda instância visamos um melhor posicionamento do seu site na lista de resultados dos sites de busca.

Aumentando assim a probabilidade de alguém interessado no conteúdo encontrar seu site, aumentamos o número de visitas orgânicas a seu site, aumentamos a visibilidade de seu site na web.

Trocando em miúdos, otimização traz mais visitas a seu site, portanto traz mais potenciais clientes ao seu negôcio.

Confere vantagem competitiva nas buscas, fazendo com que seu conteúdo seja mais facilmente encontrado, conferindo melhores posições e visibilidade nas buscas pela internet, e como resultado final, trazendo mais clientes

Essas técnicas agregam valor ao seu site uma vez que tendem a trazer cada vez mais visitantes de uma forma organica, sem custos constantes de marketing, configurando assim um ótimo custo-benefício.
 

Exemplo 1 - case de otimização orientada a produto:

Neste case o cliente é uma revenda de automóveis usados, depois de análise do negôcio e do nicho de mercado, bem como de dados estatísticos a respeito dos acessos ao site dele com o google analytics, chegamos a conclusão de que valia a pena focar no produto, pois percebemos uma tendência dos internautas de procurarem diretamente pelo modelo de carro que desejam.

A figura abaixo mostra uma busca real realizada em 9/3/2010 com o modelo de um veículo que existia em estoque na revenda de nosso cliente. Observe que não digitamos nada que não fosse totalmente genérico, digitamos apenas o modelo de carro.

Perceba que nosso cliente foi listado nas primeiras posições da busca.

Atente também para o título do site que contém o modelo, ano e preço, atente para o fato que as próprias palavras na listagem de nosso cliente já configuram um anúncio completo.

Obviamente a probabilidade de clique aumenta muito em um case como esse, e de fato, depois da otimização o site em questão passou a ter muito mais acesso proveniente dos motores de busca, é realmente um dos cases de sucesso da MID2.

resultado busca google depois da otimizacao seo

Exemplo 2 - case de otimização orientada a característica do cliente:

Neste segundo case de sucesso da MID2 em otimização de sites, temos outro cliente, um Hotel de ambiente familiar em São Paulo.

Estudando as estatísticas de acesso e as características do cliente em questão, percebemos que a maioria dos hóspedes desse hotel são familiares de pacientes do Hospital Beneficência Portuguesa pois o hotel fica ao lado desse grande hospital, na maioria pessoas de outros estados.

Resolvemos focar a otimização do site nessa característica, pois obviamente qual seria a ferramenta mais usada por pessoas de outros estados para encontrar um hotel naquela localização do que os sites de busca ?

Veja abaixo uma pesquisa (realizada em 9/3/2010) passível desse tipo de público, note que o hotel de nosso cliente foi listado na segunda posição ficando abaixo apenas do próprio site do hospital, ou seja, podemos considerar a primeira posição em hotéis, e a concorrência é ferrenha, na área existem uma grande quantidade de hotéis.

resultado busca google depois da otimizacao seo

Acertamos na mosca ! Como resultado dessa otimização as visitas ao site aumentaram muito, deixando claro o sucesso desse case, veja na figura abaixo que quase 60% das visitas ao site são provenientes de sites de busca, é um nível altíssimo.

 

 

Conclusões

Otimização de sites para mecanismos de pesquisa são técnicas que trazem clientes a seu negócio durante toda a vida útil do site, aconselhamos fortemente a todos os nossos clientes pois trazem um custo-benefício muito alto, é um custo que se paga facilmente.

 

 nosso e-mail
var gaJsHost=(("https:"==document.location.protocol)?"https://ssl.":"http://www.");document.write(unescape("%3Cscript src='"+gaJsHost+"google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E")); ;"